quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Boa Saúde na Mostra Multicultural 2012

por Maiara Rodrigues e Camila Asley
colaboração e fotos de Diovana Centa

Nos dias 28 e 29 de setembro, aconteceu a Mostra Multicultural das escolas municipais da Zona Oeste de Novo Hamburgo. A EMEF Boa Saúde, obviamente, enviou lindos e diversos trabalhos para o evento, que ocorreu na EMEF Antônio Bemfica Filho,
A turma da professora Taíse, 3º, apresentou uma dança que se chama “Num Dia”, uma interpretação do cantor Arnaldo Antunis. O objetivo do projeto é desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal das crianças. Segundo a professora, foi bem interessante porque as crianças participaram todo o tempo dando sugestões e elaborando os fatos. Foi bem criativo.
Professora Taíze

"É muito importante que através disso a gente pode lançar alguns talentos que a escola desenvolve ao longo do tempo e é uma oportunidade de mostrar esses trabalhos que outras pessoas podem conhecer", diz a professora.
 
Construindo e cultivando sonhos” foi o projeto apresentado pela professora Maria Luíza com o 4ºD O objetivo é desenvolver a autoestima e a autoconfiança das crianças.
Através de perguntas, trabalhos escritos, muitas conversas e sensibilizações, os alunos foram comentando e expressando seus gostos, as profissões que eles gostariam de ser no futuro e que eles sonham para a vida deles e tudo isto foi construído a partir disto.

Professora Maria Luíza
  A professora acredita que a Mostra Multicultural é importante no sentido que eles possam ver os próprios trabalhos e também ver os trabalhos das outras escolas. Também é possível perceber e observar a importância do estudo e a sua parceria dentro da escola, e o quanto é importante a colaboração dos alunos nas atividades. "Quanto mais eles se empenham, mais eles aprendem e acrescentam seus gostos positivos pra vida deles", diz Maria Luíza.

As professoras Matilde e Adriana, com os 5ºanos apresentaram o projeto "Educação Ambiental”. O objetivo é levar os alunos à comunidade, enfim, todos os que estão inseridos neste projeto, a uma concientização sobre a importância do meio ambiente, sobre a questão da sustentabilidade do nosso planeta.
 Segundo a professora Adriana, no início do ano, eles tiveram a vontade de fazer o plantio de algumas sementes e eles quiseram escolher entre tomate, ervilha, cebola, alface, e dali em diante, fazendo este plantio. Visitamos centros de educação ambiental entre outras atividades como leituras de várias bibliografias, que dava para construir muitas coisas sobre a questão do meio ambiente.

Professora Adriana
 A professora Adriana acredita que a Mostra Multicultural foi muito importante, por mostrar os trabalhos de toda a região oeste e mostrar que muitos alunos estão trabalhando aqui na escola, todas as turmas que a gente vem desenvolvendo no colégio.
 
Já o 4ºC, do professor Lucas, apresentou uma maquete mostrando a distribuição de água de uma cidade. O objetivo do projeto é mostrar para as outras crianças de uma maneira lúdica como a água é distribuída na nossa cidade, então foi um reservatório da comusa na maquete e todod podem que,através dos encanamentos,essa água é distribuída e chega até as nossas casas.
"A gente já estava trabalhando há um trimestre sobre a água e várias coisas, e nosso livro também. Através do livro didático de ciências eles fizeram uma pesquisa sobre como acontece na sociedade e, a partir disso eles fizeram a maquete", diz Lucas.

Professor Lucas
Quanto à importância da Mostra Multicultural, o professor pensa ser de extrema importância porque é uma forma de os alunos mostrarem o que aprenderam e isso motiva bastante tanto aqueles que vão apresentar os trabalhos como também os outros, que vão conhecer o que vai ser realizado nas outras escolas. "É uma troca bem interessante", diz Lucas.

A professora Mariele, com a turma 2ºB, levou à Mostra o projeto do livro do Peixe Dourado. Eles trabalharam sobre o meio ambiente e, trabalharam a questão do lixo através da história do Peixe Dourado.

Professora Mariele
 O projeto foi elaborado a partir das questões ambientais do mundo, do Brasil e, a partir disso, então, eu li para eles o livro do Peixe Dourado do Autor Arno Kayser, e cada dupla ilustrou o livro com o texto do próprio autor e, a ilustração foi deles e da turma”, explica Mariele. Ela acha que a feira é bem importante pra mostrar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos aqui na escola para que todas as pessoas possam conhecer o trabalho deles na feira.

A professora Dalva, do 1ºC, apresentou três trabalhos sobre histórias que eles trabalharam em sala de aula: “A concha de retalhos”, “A Maria piolhenta” e o “Saci Pererê”.
A professora disse que a ideia era trabalhar a afetividade, a leitura e a apreciação dos livros. “Nos elaboramos juntos e eu trouxe algumas coisas pra eles, as histórias, e eles foram escolhendo com qual eles queriam ficar. A partir das histórias, eles exploraram os sentimentos as amizades e a partir disso a gente fez o trabalho”, conta a professora Dalva.
Professora Dalva
 Ela acredita que a amostra é muito importante porque divulga o que está sendo feito na escola. Os pais podem apreciar os trabalhos, ver o que está sendo feito e as crianças se sentem valorizadas porque os trabalhos delas estão sendo expostos para serem divulgados.
Os pequenos da FE5B, da professora Janaína, a turma do Arco-Íris, levaram à Mostra o resultado do estudo de tudo o que tem no céu. “Vem da curiosidade que as crianças tinham de tudo o que tinha no céu, começando com a pipa. Veio espontaneamente junto com as crianças e foi dando certo, falamos do sol, da lua e eles foram lembrando de outras coisas como astronautas, ETs, astronaves. Então a coisa foi indo e surgia a cada dia uma novidade. Uma coisa nova que a gente foi construindo juntos que se transformou neste projeto grande que acabou ficando bem bonito”, conta a professora Janaína.
Professora Janaína
  Segundo ela, a Mostra Multicultural foi importante porque é a valorização do seu trabalho e para mostrar que a escola realmente está produzindo no dia-a-dia, ao longo das semanas e, as crianças se sentem valorizadas ao mostrar seus trabalhos para os demais, comenta.
 
Por fim, no projeto de Robótica, a professora Inês, com os 5º e 6º anos, chamou alguns alunos do turno contrário, principalmente os quintos anos, recolhendo sucatas de eletroeletrônicos, tvs, computadores, rádios, telefones, aproveitando eles.

Professora Inês

Ela acredita que a apresentação na Mostra foi interessante, alguns alunos gostaram, outros acharam que poderia ter sido melhor e, os alunos da robótica se saíram muito bem, aproveitando tudo o que tinham feito nas aulas. Os alunos da robótica gostaram muito.



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Teatro na Boa Saúde

O Analista dando as boas vindas ao espetáculo


Pra qual personagem eu olho?
      Na semana literária da escola EMEF Boa Saúde tivemos várias atrações. Uma delas foi o Teatro Velho do Saco, que apresentou-se no turno da manhã e tarde. No turno da manhã eles apresentaram a peça ''O Analista de Bagé ,'' e a tarde a peça era ''Piratas do Rio''.

    A peça O Analista de Bagé foi bastante interessante e, ao mesmo tempo, muito engraçada animando todos que prestaram bastante atenção. Todos se impressionaram com a alegria que os atores passavam para o público e, os deixavam de alto astral.

Os Trovadores
     O Teatro Velho do Saco originou-se da fusão de três grupos: o próprio Velho do Saco, de Leandro Coimbra; Trupe A Gente Somos, de Totonho Lisboa; e a Gema Teatral Articulados, Mamulengos e Avivados, de Zé Roberto Soares Jr. A partir de 2005, então, o grupo montou diversas esquetes e intervenções cênicas, agregando outros atores e atrizes da cidade até montar, no mesmo ano, o Analista de Bagé, que iniciou também em forma de esquete, com Michel Quevedo (Gaudêncio e Singela) e Leandro Coimbra. 

O Analista e o Seu Adélcio

Já na terceira apresentação, a primeira de um pacote de várias apresentações encomendadas pela Coordenadoria Municipal da Juventude, Zé Roberto Soares Jr. assumiu o personagem principal no lugar de Michel Quevedo e Totonho Lisboa, idealizador do projeto, agregou-se, enfim, ao elenco.  


Organizando a plateia cheia

Professoras se divertindo com a peça

por Maiara Rodrigues
fotos de Diego Marques

Mundo Aquático

    A exposição Mundo Aquático também visitou nossa escola na Semana Literária




    O projeto MUNDO AQUÁTICO é poder olhar,e tocar o fundo do mar, sem precisar mergulhar nele.
 
  Usando exemplares de animais taxidermizados, a exposição leva para a sala de aula uma coleção especial composta de tubarões, arraias, tartarugas, pinguins, cavalo marinho, conchas, corais e outras espécies.



Toda a escola visitou a exposição e todos gostaram muito, e ganhamos a capa do Jornal NH do dia 31 de agosto. 


Texto e Fotos de Weslen Soares

Feira do Livro

Livreiro Hamilton


Segundo o representante e livreiro Hamilto, da editora Ciranda de livros limitada, nessa semana literária aconteceram muitas coisas boas.
E a venda dos livros foi ótima, só o fato de participar do evento foi bom. Ele dá nota 10 para os alunos e a direção da escola.
Foram vendidos R$1670,00 em livros, sendo que 10% foi para a escola 
O de Hamilton é 91315415.


Pais comprando livros

Por Weslen Soares e Ronildo Ferreira

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Oscar Bessi Filho na Semana Literária


Por Diovana Centa
Colaboração de Maiara Rodrigues
Fotos de Diego Marques


         Pode-se dizer que a grande atração da Semana Literária 2012 da escola Boa Saúde foi a presença do escritor Oscar Bessi Filho, que falou um pouco sobre os seu livros chamados “Caleidoscópio”' e “Corra que a briga vem aí”'.

        Oscar Bessi Filho é também escritor dos livros “Um Morto a Mais”, “As Cartas de Cristóvão”, “O Outro Lado do Caleidoscópio”, “Marx não foi à Praia”, “Calibre 40” e “Ah! Não viaja”.

Galerinha perguntando!
        Oscar é gaúcho de Porto Alegre, mas reside em Montenegro/RS. Além de escrever livros, é Capitão da Brigada Militar, e ainda escreve crônicas diárias para o Jornal Ibiá, no Vale do Caí, e é colunista dominical na página de polícia do Correio do Povo. Ele vendeu e autografou diversos livros na escola. Quem não pôde comprar, pediu autógrafos no caderno mesmo. 

Será que a turminha gostou do Oscar?


         Ele contou como se inspirava para escrever os livros e tirou dúvidas de todos, e o mais importante é que todos aprenderam o valor que tem o escritor. 

Ei, Oscar! Aqui!
O escritor foi muito gentil com todos os alunos da escola Boa Saúde, contou histórias engraçadíssimas. Numa delas, ela confessa como começou a escrever: “Eu queria conquistar uma guria na escola, então escrevi uma história em que eu era herói e a salvava de vários perigos. No fim das contas, ela leu, gostou, mas não quis saber de mim. O bom é que pelo menos aprendi a gostar de escrever” – conta Oscar, em meio a muitas gargalhadas.

Autógrafo e um bate-papo rapidinho.
Enfim, todos admiraram o Oscar Bessi Filho pela sua alegria de falar dos seus livros e pelo seu carisma. 

Revisão: Prof. Leandro Coimbra
Apoio editorial: Profa. Claudia Arigony

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O DESAPARECIMENTO DO SOL



            
          O mês de outubro foi um mês intenso, com muitas atividades bacanas em comemoração ao dia da criança e a Semana Literária.  
Uma das atrações da Semana Literária, a peça apresentada pelo Grupo Fantomania Teatro de bonecos, por exemplo, fez o maior sucesso.
Duas repórteres mirins da tarde, Andressa e Sabrina, conversaram com a dupla responsável pela apresentação, João Pires e Getulio Pires, e produziram assim a seguinte reportagem:


Repórteres em ação... na Semana Literária
Parte I

1- Há quanto tempo existe o Grupo Fantomania Teatro de bonecos?
O nosso grupo existe desde 1988.

2- O que cada um de vocês faz quando há apresentação?
O Getulio cuida da parte técnica, dos equipamentos de som, enquanto faço as apresentações.

3- Qual é o nome da peça que apresentaram na escola?
A peça que apresentamos se chama “O desaparecimento do sol”.

4- Por que escolheram como tema a preservação do meio ambiente?
Escolhemos como tema a preservação do meio ambiente para a conscientização de sua importância ao planeta.

5- Por que é importante que as pessoas preservem o meio ambiente?
É muito importante que as pessoas preservem o meio ambiente porque a nossa vida depende disso.

6- De que forma isso aparece na peça?
O personagem principal sai em busca do sol por lazer, para ir ao zoológico, mas depois descobre, com os personagens que encontrou pelo caminho, que não apenas o seu passeio ao zoológico depende disso mas todo o planeta.

7- Como os bonecos são feitos?
Os bonecos são feitos de tecido, borracha, materiais recicláveis como garrafas pet e muita criatividade.

8- O que vocês acharam da escola?
Achamos ótimo, nota 10, foram todos bem educados e se comportaram bem.


Repórteres em ação... na Semana Literária
Parte II

Os Repórteres Mirins também passaram de sala em sala perguntando o que os alunos da tarde acharam da peça teatral que encerrou a Semana Literária da escola, “O desaparecimento do sol”.
Quando perguntaram o que acharam da peça, todas as turmas consultadas disseram que acharam muito legal, ótima, engraçada, interessante. Sobre o personagem que mais gostaram, porém, percebemos que cada turma teve uma opinião diferente. Turmas como o 5º ano C citaram o Índio e a Cobra; já o 4º ano C e o 4º ano D citaram Tomais, o personagem que introduziu e encerrou a peça; o 4º ano D ainda citou os personagens feitos de material reciclável, que também chamaram a atenção das crianças do 2º ano C.
A terceira pergunta referia-se às falas de cada personagem, e pelo jeito os alunos prestaram bastante atenção. O 1º ano B lembrou palavras que os personagens erraram de propósito; o 1º ano C citou o diálogo que o Índio teve com seus filhos quando estavam brincando com a Cobra; a FE5B lembrou ainda algumas rimas que ficaram bem engraçadas.
Todo o sucesso da Semana Literária se deve com certeza aos organizadores do evento, que incluíram o espetáculo em sua programação, possibilitando aos alunos que assistissem a uma peça tão legal.
 
  
Revisão e redação final: Professora Fabiane 
Corrêa Monteiro

sábado, 1 de outubro de 2011

Programa Mais Educação no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Por Linda Barkfeld e Maiara Gabriele Coutinho
Colaboraram Gabriely Caetano e Evelyn Baptista 


     O que aconteceu?

           No dia 16 de setembro, a turma do Mais Educação e dos Repórteres Mirins fizeram um ótimo passeio pelo Museu da PUCRS, em Porto Alegre. É um lugar que tem várias espécies de animais, brinquedos, projetos eletrônicos, entre muitas outras coisas legais.
        As turmas se encantaram. Formavam filas nos brinquedos. Todos queriam aproveitar. É um pena que o passeio tinha que acabar, mas foi muito legal. E, melhor ainda, sem pagar nada. A coordenadora Gabriela conseguiu as entradas de graça para a nossa escola.


A Chegada
Apenas crianças do projeto mais educação e repórteres mirins participaram do passeio.
O museu é um ótimo lugar para se divertir, rir e se impressionar com a família.
A segurança é incrível: você não precisa se preocupar com nada!
Um dos melhores lugares do museu é o planetário, um lugar com o sistema solar completo, o universo na nossa frente. Há também o aquário, com muitas espécies diferentes de peixes grandes e pequenos. Isso e muito mais no MCT.
Vá e se divirta a vontade!
Unidos e curiosos pelo conhecimento
         

Ei! O que tem lá dentro?
       
     Saímos 8 horas e chegamos mais ou menos às 10 horas. Antes de entrarmos, ganhamos uma pulseira de punho para podermos entrar e sair a qualquer hora do dia.

Giroscópio
    Na entrada do Museu, pudemos observar o equipamento chamado giroscópio humano, onde ao subirmos podemos virar de cabeça para baixo e dar várias cambalhotas no ar. Isso com cinto de segurança e barras de ferro para nos segurarmos. E temos que ter mais de um metro e quarenta centímetros de altura para podermos andar nele, pois com menos que isso de altura não se cabe nele.
            Logo mais à frente vimos animais empalhados. Por exemplo, animais da floresta como o esquilo, o gambá, entre outros, e também tinha vários bichos, como a piranha desde pequena até seu tamanho atual, e vários outros peixes.
Depois, pudemos ver animais de verdade, como a jiboia gigantesca, que come de vinte em vinte dias um porquinho-da-índia, pois dorme muito. Depois, ao entrarmos em uma sala escura, deu pra ver vários aquários com muitos tipos de peixes. Pudemos ver também aranhas vivas em aquários.
Interatividade
No segundo andar, tinha coisas incríveis: brinquedos e objetos que desafiam a gravidade. E teve também o show de eletricidade onde, ao encostarmos num gerador de energia, erguia nossos cabelos. É um bola. Dentro dela existem 600 mil volts que não encontram lugar pra sair, então saem pelos pontas do nosso cabelo.
E finalmente, no terceiro andar, temos a vida selvagem com vários animais empalhados, como leões, onças, macacos, capivaras, aves e muito mais. Ainda podemos escutar os sons que eles fazem.
Bem, isto são algumas coisas que temos para contar sobre o passeio ao Museu da PUCRS.

Um dia especial.

         
     No dia 16/09, os alunos do Mais educação, dos turnos manhã e tarde, fizeram um passeio para o Museu da Pucrs e nós os Repórteres mirins, juntamente com o nosso professor fomos conferir!
      Saímos da escola e fomos de ônibus até Porto Alegre. Chegando ao Museu da Pucrs, muitas escolas estavam presentes, tivemos que usar pulseiras para identificar cada escola e assim termos entrada e saída livre. Todos estavam ansiosos, alegres e cheios de expectativas já que a grande maioria nunca tinha visitado o Museu.
     No final da manhã, já no horário do almoço, saímos do museu e fomos a uma praça, cheia de árvores, ar fresco. Almoçamos várias delícias e guloseimas, já que comida era o que não faltava: bolo, enroladinho, pastel, refrigerante, salgadinho, chocolate, depois de termos todos almoçado, bateu um soninho gostoso do meio-dia.
    Mais ou menos às 14h voltamos para o museu, onde continuamos brincando e conhecendo melhor todas as atrações de lá. Às 15h30min voltamos para casa, alegres e cansados de tanto brincar e passear pelo museu. O passeio foi ótimo, ser contar que estava um dia lindo com um sol de rachar. Mas, apesar do cansaço e do sol escaldante, o passeio valeu a pena, foi um dia de muita diversão.
     Nós, repórteres Mirins, agradecemos principalmente a professora Gabriela Lucas que conseguiu o ingresso do Museu de graça para ir ao museu.

Expectativa


É de arrepiar os cabelos


Galerinha


"Galerão"

“Obrigada ProfªGabriela Lucas, que conseguiu os nossos ingressos e também obrigada a todo pessoal, professores e alunos do Mais Educação que nos receberam muito bem!”

           
Revisão (cada vez menos necessária) do Prof. Leandro Coimbra.